A Rede Latino-Americana de Juízes , a REDLAJ , foi criada em 24 de novembro de 2006, na assembléia geral levada paa a Escola Judicial de Espanha em Barcelona durante a execução da Ibero- American Hall, edição de 2006 . A Efeito Eventos, em 2015, completa o segundo da organização deste Congresso.
É uma organização internacional de organizações privadas , sem fins lucrativos. O seu objetivo é reunir juízes latino- americanos para desenvolver mecanismos de cooperação judiciária e integração de um quadro de confiança e inteligência coletiva.
Desde a sua criação , tem sido realizado, anualmente, o Congresso sobre cooperação judiciária e outros eventos específicos sobre Tecnologia, Reforma do Judiciário , Família, Deficiência e Inclusão. Os seus objetivos são defender e representar os interesses e prerrogativas perante as autoridades e instituições nacionais e internacionais, lutando para o crescente prestígio da atividade judicial, a eficácia da lei e da integração dos países latino-americanos.
Por sua vez, a REDLAJ impulsiona a cooperação judiciária regional através de instrumentos específicos, como o Acordo de Cooperação Tecnológica com o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná e Brasil, para o qual foi disponibilizado para a comunidade jurídica latino-americana, um software para audiências indexação, desenvolvidos pelo Tribunal.
IX Congresso Iberoamericano sobre Cooperación Judicial
Data: 17 a 19 de novembro de 2015